segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Roteiro de 3 dias Normandia - 3º dia Praias do Desembarque (Dia D)

Chegou o último dia do roteiro de 3 dias pela Normandia! Vamos
recapitular:

1º Dia: Étretat , parada rápida em Le Havre e dormir em Honfleur. (Post aqui)
2º Dia: Explorar Honfleur e visitar Trouville e Deauville. (Post aqui)
3º Dia: Praias do Desembarque (Dia D).

Antes do roteiro, vou fazer uma pequena introdução sobre o que foi o Dia D e as praias do desembarque.

Na manhã de 6 de junho de 1944, aconteceu a maior operação militar da história, durante a Segunda Guerra Mundial: o Dia D. Milhares de soldados das tropas aliadas (França, Inglaterra, Canadá e EUA) começaram a desembarcar nas praias da Normandia para retomar a França  que estava ocupada pelos nazistas.

Os soldados americanos desembarcaram nas praias que hoje levam os nomes de Utah e Omaha; os ingleses, canadenses e franceses desembarcaram em Gold, Juno e Sword. Para quem se lembra, o filme "O Resgate do Soldado Ryan" traz uma das mais icônicas encenações das batalhas ocorridas nesse dia.

No último dia de nossa viagem pela Normandia, tivemos a oportunidade de conhecer as 5 praias citadas acima, a Pointe du Hoc e Arromanches. Explicarei um pouco sobre cada um desses locais a seguir.

Utah

Tomamos o delicioso café da manhã do hotel, fizemos o check-out e partimos para Utah. (Neste post falo sobre como escolho os hotéis pela Europa e em particular sobre esse café da manhã)

De Honfleur até Utah foram 1 hora e 40 minutos de carro.

Saindo de Honfleur, Utah é a mais distante das cincos praias do desembarque. Na operação que ocorreu nesta praia, 20 mil soldados e 1700 veículos motorizados desembarcaram.

Hoje em dia, Utah conta com alguns memoriais, homenagens e até mesmo um museu. Como praticamente todas as praias tem o seu museu sobre o Dia D, optamos por apenas fazer a parte a céu aberto em Utah. Ficamos por ali por cerca de 1 hora e tiramos muitas fotos.

Utah Beach

Pointe du Hoc

No caminho de Utah para Omaha, paramos para conhecer a famosa Pointe du Hoc. O desclocamento levou uns 40 min de carro.

Pointe du Hoc é um rochedo à beira-mar com cerca de 30 metros de altura que, por conta de sua localização privilegiada, foi tomada pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. Na época, o local contava com 5 casamatas que abrigavam peças de artilharia pesada e servia de ponto estratégico para a defesa das praias de Omaha e Utah.

A batalha que ocorreu aqui é muito conhecida por conta da dificuldade da operação colocada em prática pelos aliados. No Dia D, tropas americanas desembarcaram aos pés das imensas falésias e as escalaram com equipamentos de alpinismo sob a mira inimiga.

Atualmente o local é de propriedade do governo dos Estados Unidos, que nele construiu um memorial e mantém preservadas as marcas deixadas pela batalha. Ainda é possível ver de perto as casamatas e crateras feitas por bombas.

De longe, foi o local que mais gostamos de visitar. Foi uma verdadeira aula de história!

Pointe du Hoc
Essas crateras no chão foram feitas pelas bombas
É possível entrar nos bunkers e casamatas

Visão de dentro de uma das casamatas

Omaha

De Pointe du Hoc até Omaha são 15 min de carro.

Omaha foi a praia de maior resistência alemã e é também conhecida como "Omaha Sangrenta".

Memorial em Omaha Beach

No alto das falésias de Omaha fica o Cemitério Americano. Nele estão enterrados mais de 10 mil soldados americanos mortos durante as operações do Dia D. Este cemitério também é administrado pelos Estados Unidos.

O lugar é enorme e bem bonito. Tem um memorial e diversas homenagens pelo cemitério.

Cemitério e Memorial Americano

Arromanches

De Omaha até Arromanches foram 30 min de carro.

Paramos para almoçar um lanche e passear um pouco pela cidade, que é uma graça.

Arromanches e o museu ao fundo

Depois do almoço, visitamos o museu e vimos as ruínas do porto artificial construído pela Inglaterra após o dia D. Esse porto foi construído para desembarque das tropas, mantimentos e armamentos.

No museu vimos o trabalho que eles tiveram para construir esse porto artificial tão grande em tão pouco tempo e é realmente inacreditável!

Ruínas do porto artificial
Ruínas do porto artificial na areia e no mar
D-Day Museum em Arromanches

Gold

De Arromanches até Gold foram 15 min.

Gold era a praia central das cinco, com 8 quilômetros de extensão.

Gold Beach

Juno

De Gold até Juno foram mais 15 minutos de carro.

Juno Beach

Sword

Por último passamos em Sword, que fica a 20 min de carro de Juno.

Em Sword, os ingleses desembarcaram cerca de 29.000 homens.

Sword Beach

Essa foi a última parada antes de viajarmos 2h e 40 min de volta à Paris.

Sem dúvida essa viagem vai ficar marcada em nossas memórias para sempre. Além de todos os lugares novos, lindos e incríveis, ainda nos deparamos com muita história e descobertas.

Foi uma delícia contar essa viagem para vocês! Super indico esse roteiro para todo mundo!

Caso tenham alguma dúvida, deixe seu comentário!